Anúncios Google

Crônica da Saudade!




Saudade é uma só, em diferentes palavras. 
É comum encontrá-la grafada nas lápides  em alusão 
a dor da ausência  provocada pela morte. 
Mas na Literatura e na Música é um tema crônico. 
É quem arquiteta a estrofe e conduz o tom.
 Não importa o gênero literário ou o estilo musical,
 não importa o autor,a época ou a situação.


Casimiro de Abreu versificou sua saudade da infância: 
"Oh!...que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida /
 Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!". 
Álvares de Azevedo antecipou a saudade mortal:
 "Se eu morresse amanhã,viria ao menos / Fechar meus olhos
minha triste irmã / Minha mãe de saudades morreria /
 Se eu morresse amanhã!".
 A poetisa portuguesa, Florbela Espanca, também registrou
 sua saudade: "E a esta hora tudo em mim revive / 
Saudades de saudades que não tenho... / 
Sonhos que são os sonhos dos que eu tive...".

O Rock brasileiro transformou a saudade numa de suas bandeiras.
Renato Russo cantou: "nessa saudade que eu sinto / 
De tudo que eu ainda não vi". 
Ainda nas canções de Renato: "dos nossos planos
 é que tenho mais saudade".
 Entre o Rock e a MPB, Cazuza, declarou:
 "Saudade do que nunca vai voltar /
E dos amigos que se foram / Eu hoje estou com saudade". 
Tom Jobim e Vinícius de Moraes compuseram: "Chega de saudade /
A realidade é que sem ela não há paz...".

Saudade é um registro fiel do passado. É a prova incontestável 
de tudo que vivemos e ficou impresso na alma.
 Ao confessarmos uma saudade, na verdade, estamos
 nos vangloriando de que, ao menos uma vez na vida, 
conhecemos pessoas e vivemos situações que 
foram boas, e serão eternas em nossa alma. Nutri-la,
 é alimentar o espírito e a própria existência.

Se há tantas e, ao mesmo tempo, tão imprecisas definições
 de saudade, resta-nos apenas cultivá-la e alimentá-la 
com pensamentos, músicas, perfumes, fotografias,
 lugares, fins de tarde e madrugadas.
 Saibamos viver plenamente o presente, 
pois ele será a saudosa lembrança de amanhã.


Crônica de Miguel Falabella




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça valer, cada minuto, cada lugar, cada sorriso, cada olhar....
Lembre-se... O olhar é a vitrine da alma....
Que bom ler seu comentário...